14 maio 2005

Intervalo chato

Sábado, sento em frente a TV para ver os episódios das minhas séries favoritas; mas a cada intervalo comercial, sempre tem aquela propaganda do sutiã mágico, do grill que vai revolucionar a sua cozinha, do aparelho de ginástica com 200 exercícios diferentes, da fabulosa dieta que vai fazer voce emagrecer 4 Kg em dois dias. Eu não aguento mais! Será que alguém realmente acredita nessas propagandas ?

Se ao menos mudassem o formato da propaganda, os locutores, encurtassem para 10 segundos cada, consegueria ver sem maiores reclamações, afinal todos tem que viver; mas a ladainha não muda, o conteúdo é repetido à exaustão 8 a 10 vezes cada, durante a toda a tarde. Mas espere! Não basta repetir e repetir; o som aumenta, é um choque auditivo feito propositalmente para "prender" a atenção do telespectador. E se voce ligar agora, podera levar também um exclusivo brinde, a chance de ver em canais por assinatura (que nós pagamos) publicidade vulgar que não pedimos!

Depois se assustam quando os brasileiros ganham prêmios e mais prêmios de marketing, tanto aqui como no exterior, simplesmente porque dominam a linguagem do cliente: mostre-me o seu produto de um modo divertido, leve e elegante.

4 comentários:

Anônimo disse...

Não é apenas uma questão de prêmios de marketing... Me peguei pensando isso quando lembrei que de TVs norte-americanas (quais só só assisti por TV a cabo) ou que não tinham comerciais, ou só tinham comerciais desse tipo.

Desumano, até.

Cultural ou não, em ambas as situações ainda me vinha o saudosismo dos bons comerciais que assistia na TV aberta (opcional, insira a teoria da conspiração aqui).

Mas fica a pergunta. Será que a propaganda lá fora (sim, pois, raro esse tipo de comercial é feito aqui, muitas vezes mal dublados) tende por esse tipo de marketagem?

Anônimo disse...

Os brasileiros estão "chegando lá": já viu as novas propagandas de "bate-papo por celular"? Não? Então vocês não viram nada... :(

William de Castro e Silva disse...

Andre, acredito que existem bons e maus comerciais em toda a parte; como toda publicidade é feita seguindo uma série de parâmetros, entre estes o gosto do público, so me resta pensar que no caso citado, não mudam o formato por que tem uma razoável aceitação. Ou será que estu enganado ?

William de Castro e Silva disse...

Adam, ainda não conheço este novo formato, mas pelo que voce disse, nem vale a pena conhecer... :-)