12 maio 2005

110v x 220v

Dia desses, fui comprar uma multifuncional no supermercado aqui do lado e depois de escolher marca, modelo e condições de pagamento, levei o modelo para casa. Quando fui ligar, surpresa: era 110v, quando a tensão aqui (e na região inteira) é de 220v. Voltei no dia seguinte ao supermercado e quando reclamei por eles venderem produtos de 110v em uma cidade que é 220v, me disseram: "Mas todas as impressoras são 110v!". Dei uma risada e peguei a primeira HP que vi e mostrei a eles que era bivolt. "Mas esta marca (Epson) é tudo 110v", contra-argumentaram. Achei outra Epson bivolt e o argumento deles caiu por terra. "Porque não leva o equipamento e liga em um estabilizador ou no-break ?", o vendedor disse. "Porque não tenho e não vou comprar só para isso!", falei.

É estranho nesses dias fabricantes só terem modelos em uma única tensão, o mais comum é ser bivolt, até porque o custo adicional é baixo; mais estranho ainda é uma rede de supermercados nacional comprar equipamentos com a tensão errada em relação ao mercado local; só posso imaginar que existem interesses econômicos por tras de tudo isso, obrigando o consumidor incauto a comprar outro equipamento (estabilizador-transformador, no-break) quando na verdade ele não precisa. A famosa venda casada... A justificativa de outro vendedor me deixou pasmo: "Os fabricantes só fazem em 110v porque dura mais"...

Logo, quando forem comprar seus equipamentos, olho vivo se é bivolt (com chave ou automático), pois se for monotensão, se um dia voce mudar de cidade e a tensão for diferente, vai precisar de um transformador.

Nenhum comentário: