16 maio 2005

ADSL x Linha Discada

Não é preciso muita pesquisa de preços para ficar claro que, nas grandes cidades, o acesso ADSL está bem difundido e relativamente barato em relação ao acesso discado; para aqueles que podem pagar um pouco mais (na faixa de R$ 50 por mes), vale e muito uma conexão ADSL. Conexão permanente, banda de dados (quase) garantida, nenhum sinal de ocupado. As desvantagens da linha discada são bem conhecidas de todos: lentidão no acesso, custo alto por hora, quedas da conexão, etc.

Mas para muita gente boa, que não está na área de atendimento das operadoras, não há saída a não ser a linha discada. Mesmo nos grandes centros urbanos ainda é relativamente comum existirem áreas não atendidas, pois só é possível prestar um serviço de qualidade até um raio de alcance pré-determinado e que varia em função da velocidade de acesso, nível de ruído, política da operadora e outros itens técnicos. Em regiões pequenas ou rurais, então nem se fala, ADSL ainda é um sonho distante. Isso quando há linha discada e computador para ser usado. Mas isso é assunto para outro post.

De qualquer modo, ADSL vem batendo recordes de adesão ano após ano, provando que é uma tecnologia que veio para ficar - ou não ?

Bem, o futuro e o WiMAX vão dizer.

Nenhum comentário: