12 dezembro 2005

Tocadores de MP3

Estava resistindo a falar sobre os quase miraculosos tocadores de MP3, afinal praticamente tudo já foi dito sobre eles. Dominando o mercado o onipresente iPod da Apple, em suas variadas versões e modelos, com alguns modelos mais novos que tocam vídeo, sobrando para os outros fabricantes o que o iPod ainda não conseguiu abocanhar.

Mas o que faltou falar ?

Faltou falar que, embora o sonho de consumo seja o iPod, ele não é a palavra final sobre um tocador de MP3; a começar pelo preço, nem sempre acessível, ainda mais em terras tupiniquins; passando pela necessidade de se instalar o iTunes, software que gerencia, converte e transfere as músicas de/para o iPod, limitando em alguns casos esta transferência; e chegando aos acessórios, que segundo li e ouvi na internet, diminuem de quantidade a cada novo modelo.

Também se esquece (ou finge-se não saber) que o iPod não tem receptor de FM, alguns modelos não gravam voz, a bateria embutida não é facilmente substituível, embora seja de excelente qualidade e em raras ocasiões ele trava, obrigando a um reset.

Isto não desmerece o sucesso do iPod, muito menos o da Apple; pelo contrário, algumas pessoas poderiam perguntar porque precisam de um receptor de FM ou um gravador de voz e quem sou eu para ditar o que é ou não é essencial nesta classe de aparelho.

Mas existem outros tocadores de MP3 que, além de fazerem o básico que é reproduzir mp3 e outros formatos de aúdio, ainda tem receptor de FM, gravador de voz, utilizam pilhas normais ou recarregáveis (facilmente achadas no Brasil), não precisam de softwares para a transferência e gerenciamento de arquivos (o equipamento comporta-se como um drive removível no PC do usuário) e que ainda são menores que o iPod.

Um desses pequenos milagres é o SDMX1, da Sandisk. O concorrente direto dele na linha iPod seria o Shuffle que vem com 512 MB ou 1024 MB de armazenamento; o SDMX1 vem em tres versões, a de 256 MB, a de 512 MB e a de 1024 MB.

Mesmo não tendo um design limpo, faz tudo que o Shuffle faz, e de quebra tem os diferenciais que citei acima, inclusive um pequeno display de LCD com informações precisas sobre o que se está escutando, coisa que o Shuffle não tem, com preço mais baixo.

Se a beleza ou o nome iPod falaram mais alto, não tenho nada a reclamar; mas lembre-se que existem alternativas ao logotipo da maçã.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ninguem posta mais nete blog nao? Virou paraiso de spamer? :-)

Anônimo disse...

Ola!!!

Gostaria de saber como faço para incluir um link no site?

Aguardo.

Jéssica Amaral
jessica@midiadigital.com.br
(41) 3356-5683