18 outubro 2005

WiMAX e o Brasil

Tenho lido muitas notícias sobre esta nova tecnologia da Intel, sobre como vai revolucionar o modelo de navegação, estrutura de preços, promovendo cidadania e inclusão digital; o que me preocupa não é a viabilidade técnica e sim quando ela estará disponível para nós brasileiros.

Outras tecnologias já bem difundidas no exterior, como ADSL e Wi-Fi, andam a passos de tartaruga aqui, devido a problemas variados como regulamentações governamentais e carga de impostos leonina, só para citar dois; não há um modelo estabilizado para a oferta de serviços e a agência reguladora só faz criar entraves ao processo.

Enquanto isso, em São Francisco, EUA, o Google está propondo uma rede Wi-Fi grátis a todos os habitantes e já há boatos de que esta oferta estenderia-se a todo os EUA.

Se não temos nem ADSL e Wi-Fi com preço justo e qualidade, quando será que teremos o WiMAX ? Algumas operadoras já estão em testes, mas ainda são apenas testes; e o que haverá após a regulamentação do novo mercado do WiMAX ? Canabalização entre ADSL, Wi-Fi e WiMAX ? Ou o preço será tão estratosférico que será impossível usar sem ser sócio de uma operadora ?

O futuro o dirá.

Nenhum comentário: