19 junho 2005

ratDVD

Já se foi o tempo no qual a expressão "a rated DVD" poderia ser traduzida livremente por "um DVD revisto e classificado por críticos". Graças a um novo formato de compressão de filmes que está sendo usado com cada vez maior freqüência, o ratDVD, a mesma expressão poderia ser traduzida por "um DVD altamente comprimido".

Segundo o autor, tanto o novo formato, quanto o codec utilizados formam desenvolvidos do zero, "com umas poucas inspirações nos formatos MPEG2 e H.264", e permitem comprimir um DVD inteiro com extras, ângulos, trilhas de áudio, subtítulos e informações adicionais de gênero, atores, etc. em um arquivo único com tamanho entre 0.7 e 3 GBytes, com pouquíssima perda na qualidade de som e vídeo, podendo reconvertê-lo ao formato original para permitir a gravação em um DVD gravável de simples ou dupla camada, permitindo ainda ser reproduzido no PC usando um tocador de DVD qualquer.

Vale lembrar que um DVD típico contém normalmente de 6 a 8 GBytes de dados; com DVDs compactados em um arquivo tão pequeno, fica claro que as possibilidade de armazenamento e transferência de DVD via internet aumentam sensivelmente, mas quando perguntado sobre assunto, o autor disse que "o programa não foi criado para burlar os direitos autorais, mas óbviamente pode ser usado para isso, é uma decisão pessoal de quem o usa". O programa não quebra a proteção CSS, usada para proteger com criptografia o conteúdo dos DVDs comerciais.

Com propriedades tão controversas, era inevitável que o programa não chamasse a atenção da mídia. O site Cnet.com publicou um artigo no qual externa a preocupação de Hollywood e da MPAA com a ameaça do novo formato à industria de filmes.

O formato ainda está em versão beta, demora uma eternidade para comprimir um DVD e só funciona bem em computadores rápidos (> 2 GHz), mas como em informática seis meses são uma eternidade, pode ser que formatos como o Divx estejam com os dias contados...

E antes que me perguntem, sim, o ratDVD é grátis, tem componentes licenciados sob a GPL, mas o código fonte principal ainda não é aberto/open source.


Um comentário:

Anônimo disse...

http://www.ratdvd.dk/faq.htm#OpenSource

RatDVD itself does not relate in any way to GPL and is currently not open/shared source. When I release it as open source some time in the future this will probably happen under the BSD license since this does not impose as many restrictions on the users as GPL does.